paulo sobre.jpg

Minha Arte, Minha Busca.

Paulo Bustamante é artesão desde os 18 anos de idade. Formado em Mecânica pela escola técnica da Universidade de Taubaté, iniciou sua carreira com a tecelagem, criando e recriando teares funcionais para as várias modalidades e preferências dos tecelões. Com visão empreendedora e colaborativa, movimentou comunidades locais e criou núcleos rurais de fiação artesanal de lã em vários estados.

 

Seus projetos comunitários se estenderam de ponta a ponta do país, do Paraná ao Acre. Trabalhou com consultoria, implementação de projetos comunitários e capacitação de outros artesões, como os seringueiros da Amazônia. Por meio do seu empenho, estes vislumbraram outras possibilidades para o látex pelo artesanato sustentável, criativo e economicamente rentável.

 

Na busca permanente do desenvolvimento de seu trabalho, conheceu o mestre na arte do Bambu, Lúcio Ventania, em 1998. Nesta gramínea, Paulo encontrou a possibilidade de se recriar como artesão: carregando seus saberes, experiências e aprendizados, mergulhou nesta matéria prima multifacetada, promovendo, com seu traço artístico, novas possibilidades para o artesanato brasileiro.

IMG_20210329_155403721_HDR_edited.jpg
IMG_20160608_150016735_HDR.png

“A Bambuzeria” nasceu do encontro da marcenaria com o universo do bambu. Com ela, o artesão investiga um caminho ecológico para a criação de peças artesanais por meio de uma linha de luminárias, acessórios para banheiro e peças utilitárias que refletem uma perspectiva nacional sobre produtos em larga escala para grandes empresas de todo o Brasil. Fora do país, o artesão mineiro participou da exposição de joias de bambu no Reino Unido em 2011. A mostra “Jewels from Brazil”, que percorreu toda a Inglaterra, trouxe reconhecimento internacional para o seu trabalho.

 

Nos últimos quinze anos, Paulo Bustamante vem oferecendo consultorias e cursos de capacitação em zonas rurais por todo o Brasil. Por meio destes, promove novas formas de pensar a sustentabilidade e o artesanato nacional para interessados na arte do bambu, fomentando a reflexão sobre a identidade do artesão em sua busca pela expressão artística particularizada. Atualmente, “A Bambuzeria” se encontra sediada em Córrego do Bom Jesus, Minas Gerais, onde Paulo desenvolve uma linha de luminárias com design exclusivo e elegante, ampliando e reestruturando sua linha de produtos em função da demanda do mercado.

IMG_20200108_133417607_HDR (1)_edited.jpg

Nosso Paraíso

Onde crio minha arte

Desde 2018, A Bambuzeria está instalada no município de Córrego do Bom Jesus, na Serra da Mantiqueira, a 1500 metros de altitude. Em meio á natureza preservada e um manancial de água doce, Paulo Bustamante encontra a inspiração para o seu trabalho num ambiente propício para o cultivo do bambu, pois o clima frio, próprio à altitude do local, garante um bambu de melhor qualidade com menor incidência de insetos e pragas.

 

A imersão e o convívio com a natureza tornam-se também catalisadoras do seu processo criativo, de modo que suas matrizes espelham formas expressas na vegetação exuberante e na fauna do entorno de seu ateliê.

 

Saiba mais sobre os modelos disponíveis no nosso site. Em breve, A Bambuzeria ganhará um novo showroom para melhor recebê-los.

IMG_20190618_105819302.jpg